quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Terminou o Exame de Admissão na UEM e Restão Trezentas (300) Vagas por Preencher.


Terminado que foi o processo de apuramento dos candidatos a ingresso na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), 330 vagas continuam em aberto nalguns cursos onde não foram encontrados concorrentes com notas suficientes nos exames de admissão realizados no mês passado.

Esta informação foi-nos avançada ontem por uma fonte da Comissão de Exames de Admissão da UEM, que, por outro lado, disse estar em curso um processo para que os alunos com boas notas noutros cursos e interessados nas vagas existentes possam candidatar-se ao seu preenchimento.

Os interessados deverão ter realizado testes das disciplinas dos cursos ainda com vagas.

Dos cursos com vagas, contam-se a Agro-Negócios, bacharelato em Gestão, Economia e Negócios, Comércio, Engenharia Mecânica, Ensino de Francês, Línguas Bantu, Geografia, Tradução e Interpretação de Português e Francês e Curso à Distância, na sua maioria a serem leccionados no período nocturno.

Quanto aos outros cursos, estão todos preenchidos. Ao todo, estavam disponíveis 4421 vagas.

A nossa fonte deu ainda a conhecer que não será de forma automática que alguns candidatos admitidos no curso nocturno poderão passar para o diurno. Nos últimos dias, conforme fez saber, têm aparecido candidatos admitidos a cursos no período nocturno e que pretendem mudar para o diurno.

Quanto às reclamações de alguns candidatos, que dizem ter sido injustiçados pelo facto de, no mesmo curso e com notas altas, não terem sido admitidos mas, em contrapartida, nas restantes províncias e no mesmo curso, haverem candidatos aprovados com notas baixas, a nossa fonte recordou que há já mais de cinco anos que a UEM definiu quotas iguais de estudantes a serem admitidos em todas as províncias do país, daí que se tem vindo a cumprir esse preceito.

Assim, acontece um aluno da capital com melhores notas que um outro de uma outra província ser preterido a favor deste último.

A fonte explicou, por outro lado, que não correspondem à verdade as alegações de que apareceram na Internet resultados que estão desfasados dos que constam nas pautas afixadas na Universidade.

Disse que tal não é possível pois todos os exames são processados por um computador específico, pelo que os resultados afixados na UEM são a versão impressa dos que estão na Internet.

O que pode ter acontecido, segundo a fonte, é que as pessoas se tenham enganado ao preencherem as folhas de inscrição ou de exame. `Todo o controlo deste processo é executado por uma máquina, daí não fazerem sentido estas reclamações. Veja que até chegar-se à fase da divulgação dos resultados, publicámos várias listas com os nomes dos candidatos e os cursos para que vão concorrer. Assim, não faz sentido que não tenham reclamado na altura e o façam agora', disse.
Fonte: Jornal Noticias, citado por IMENSIS-Noticia, Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2009

Sem comentários: