quarta-feira, 4 de maio de 2011

UEM TEM NOVO REITOR E NOVA VICE REITORA ACADEMICO (Prof.Dr.Orlando Quilambo e Prof.Dra.Ana Monjana







Novo Reitor da UEM toma posse

O Presidente da República conferiu posse na manhã de hoje, dia 03 de Maio, ao novo Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Prof. Doutor Orlando Quilambo e à nova Vice-Reitora Académica, Prof. Doutora Ana Maria da Graça Monjane.

Momentos depois, o Reitor cessante, Prof. Doutor Filipe Couto, entregou as pastas ao actual, numa cerimónia muito concorrida na Reitoria.
Na ocasião, o Magnífico Reitor Orlando Quilambo prometeu ao Conselho de Directores dar continuidade e consolidar o trabalho realizado pelo seu antecessor.

“Estamos cientes dos desafios que se nos colocam. Pedimos a todos os directores para que nos apoiem. Só com ajuda de todos podemos garantir que a Universidade Eduardo Mondlane continue de referência no país e na região”, disse.
Pediu ao Reitor cessante para que continue a apoiar a UEM, afirmando que a instituição continuará a estimá-lo, em respeito aos seus feitos durante o tempo que dirigiu a mais importante universidade do país.

“Uma vez Reitor, sempre será para nós Magnífico Reitor. Durante a sua vigência, a UEM introduziu muitos cursos de licenciatura e mestrados. É um marco que ficará na história da nossa instituição. Destaco também a criação de mais escolas superiores, do ensino a distância e o aumento de parcerias de cooperação”, afirmou.

Por seu turno, o Reitor cessante desejou boa sorte ao novo e disse que o facto do Reitor Quilambo conhecer a instituição e as pessoas com as quais vai trabalhar, irá contribuir para sucesso no exercício das suas funções.
“Saúdo a todos os directores, docentes, Corpo Técnico Administrativo e estudantes pelo apoio que me dispensaram ao longo dos anos que dirigi a Universidade. Irei me dedicar à docência e estou aberto para apoiar no que for necessário”, disse.

Numa mensagem apresentada na ocasião, o Conselho de Directores agradeceu ao Reitor cessante pelo seu contributo para o desenvolvimento da Universidade e deu boas vindas ano novo Reitor.

“Reitor Couto deixa lições de vida que vão ficar para nós”, disse a Prof. Doutora Amália Uamusse, que leu a mensagem dos Directores. “Incentivou-nos a nos empenharmos mais ao trabalho e a tomar decisões, mesmo que fossem difíceis, sem medo de errar, afirmando que só tem medo de errar quem não trabalha”, acrescentou.

Dirigindo-se ao Reitor Quilambo, afirmou que a sua história confunde-se com a história UEM. “Foi estudante na década setenta (70) e é Professor a mais de 25 anos. Foi director da Faculdade de Ciências, da Direcção Científica e Vice-Reitor Académico. O facto de ser filho da casa será importante, pois é conhecedor dos reais problemas da instituição. O Conselho dos Directores deseja-lhe bom trabalho e sucessos. Damos boas vindas também à Vice- Reitora Académica.

Na ocasião, o actual Reitor entregou igualmente pastas à nova Vice-Reitora Académica, Prof. Doutora Ana Maria da Graça Monjane.

Sem comentários: