terça-feira, 31 de março de 2009

Palestra sobre a REVISAO CURRICULAR NA UEM. convida se a todos estudantes

Convite para palestra sobre reforma curricular na uem
Tendo em conta que a reforma curricular, levada a cabo pela UEM, tem vindo a virar noticia e causar muita polemica no seio de varios grupos sociais, a Associacao dos Estudantes Universitarios da Universidade Eduardo Mondlane, AEU-UEM, organiza essa sexta feira, dia 03 de Abril, uma palestra, sobordinada ao tema: REVISAO CURRICULAR NA UEM, a mesma sera realizada no Centro Cultural da UEM, cita na Av. Agostinho Neto, cruzamento com Av. Amilcar Cabral, pelas 14.30min, pelo que a AEU-UEM, convida a todos estudantes e varios orgao de comunicacao social e ainda aos interessado a participar da mesma apresentando os seus pontos de vista, em torno do assunto.
de referi que a mesma tera como orador principal, Prof.Doutor Firmino Mucavel, Director do Gabinete de Reforma Curricular e Integracao Regional da UEM, e como comentadores, Prof.Doutor Filipe Couto, Magnifico Reitor da UEM, e Profa.Doutora Leda Hugo, Directora Pedagogica da UEM, e como Moderador Inocencio Armando, Vice-Presidente da AEU-UEM.
Pede se a presenca de todos estudantes, para junto dessas figuras questionare, e percebere melhor o processo de revisao curricular, e conceitos como, tranferencia de creditos academicos, ciclos, metodo participativo centrado no estudante.
pede se ainda que o ilustre difunda a informacao...

O Presidente da AEU-UEM
Luis Jobe Fazenda

segunda-feira, 30 de março de 2009

JA ESTA ABERTO NO ANO ACADEMICO 2009 NA UEM, deste 27 de Marco...


Abriu oficialmente o ano academico 2009 na UEM, no dia 27 de Marco. A cerimonia bastante concorrida teve lugar no complexo pedagogico do campus universitario daquela que e a mais antiga e maior instituicao do ensino superior em Mocambique.
A mesma contou coma presenca do Ministro da Educacao, representante do governo da cidade de Maputo, figuras politicas, religiosas, diplomaticas, corpo docente, a Direccao Geral da AEU-UEM varios estudantes e distintos convidados. Teve como tema de oracao de sapiensia [ o Papel do Direito na Integraccao Regional, na Africa Austral] , proferida pelo Prof.Doutor Armando Dimande, actual director da faculdade de direito da mesma universidade.

o Presidente da AEU-UEM, apresenteu aquilo que sao as inquietacoes dos estudantes da UEM, no seu discurso que pode se ler neste abaixo;


DISCURSO DO PRESIDENTE DA AEU-UEM DE ABERTURA DO ANO ACADEMICO 2009


Sua Excelência Ministro da Educação e Cultura,
Magnifico Reitor da Universidade Eduardo Mondlane,
Senhores Membros do Conselho de Ministros,
Magníficos Reitores das Universidades Públicas e Privadas,
Vice-Reitores da Universidade Eduardo Mondlane,
Digníssimos Membros do Conselho Universitário,
Digníssimos Deputados da Assembleia da Republica,
Professor Doutor Armando Dimande
Caros Colegas,
Ilustres Convidados,
Minhas Senhoras e Meus Senhores,


Em primeiro lugar, a Associação dos Estudantes da Universidade Eduardo Mondlane saudar a toda comunidade da nossa universidade pela realização da presente cerimónia de abertura do ano académico, que marca o início oficial das actividade lectivas na maior e mais antiga instituição de ensino superior no País.

Congratulamos o incansável esforço do corpo docente e do corpo técnico - administrativo, que dia a dia contribuem para a prossecução dos objectivos da tão prestigiada Universidade.

É com muita honra que a comunidade estudantil da UEM, legitimamente representada pela sua Associação, testemunha este acto carregado de um simbolismo de transcendente significado, por corresponder ao desígnio de grande desafio que à Universidade se coloca na produção de riqueza e consequente combate a pobreza.


Excelências,

A abertura do Ano Académico 2009 coincide numa altura em que o Governo da República de Moçambique declarou 2009 como o “Ano Eduardo Mondlane” enaltecendo deste o arquitecto da Unidade Nacional, e também patrono da nossa Universidade, Doutor Eduardo Mondlane.

É a primeira vez que a associação se dirige a V. Excias nesse fórum. Apraz-nos dizer que jamais foi nossa intenção entrar em atritos com a Direcção da Universidade, nem queremos que sejamos confundidos com um grupo de estudantes opositores, visto que somos uma família, lutando todos para alcançar o mesmo objectivo, isto é, produção de conhecimento para solucionar os problemas da sociedade.

Porem, tudo o que fazermos é em defesa dos interesses legítimos dos estudantes que estão plasmados nos vários dispositivos legais da UEM.

Queremos reconhecer que algumas vezes tal relacionamento não tem sido muito saudável, quando se entra numa situação de conflitos de interesses resultantes da interpretação inadequada ou ainda da mais grave, violação dos dispositivos legais existentes.

Todavia, reiteramos com veemência, que não somos apologistas de acções barbaras como mecanismo de contestação dos direitos violados, pois, entendemos que a melhor via para se chegar ao acordo é o diálogo.

Aproveitar a oportunidade para saudar os nossos colegas do ensino a distancia, que no ciberespaço da UEM, aprende a ciência através de um dos melhores sistemas de rede e muito avançado de Africa, mostrando o nível de desenvolvimento da nossa Universidade. Referir que actualmente os mesmo já podem conhecer a Associação através do nossa pagina web e email institucional, que desde Fevereiro esta online.

Ao nosso Magnifico Reitor, gostávamos que levasse alguns aspectos que constituem o cancro da UEM, são inquietações levantadas por estudantes, e que nos achamos que devia merecer uma maior atenção, referimo-nos ao:

1. Apetrechamento das bibliotecas, laboratórios, salas de informática das Faculdade e Residência, para fazer face as reformas curriculares em curso, na nossa Universidade;

2. Docentes turbo, e os que não cumprem e nem respeitam o calendário académico (dando aula nalguns casos mesmo nos feriados ou tolerância do ponto, em que o calendário académico diz expressamente, que não há aulas, como exemplo 17 de Novembro);

3. A desigualdade no valor das taxas para as delegações, como a de Quelimane;

4. As condições deficientes de alojamento nas residências universitárias e a qualidade de alimentação servida nos refeitórios, que deve melhorar;
5. Défice de transporte vulgo “Chapas” que cheguem ao campus universitário, dificultando o acesso dos estudantes as faculdades;

6. Fraca iluminação do campus o que coloca em questão a segurança dos estudantes do período pós–laboral;

7. A reabilitação dos sanitários de algumas residências vai muito atrasada e questiona-se a qualidade das mesmas uma vez que, antes da entrega já apresentam vários problemas.

Magnifico Reitor,

Estamos cientes que esforços estão sendo envidados, mas pedimos mais celeridade na resolução dos mesmos, como disse o nosso Presidente da República “o Pais precisa correr” para vencer os desafios que nos esperam.

Reconhecemos que nalguns casos nos como estudantes temos violados algumas regras internas, como a proibição do baptismo dos novos ingressos na UEM, pelo que pedimos nossas desculpa e lamentamos pelo sucedido.

A Associação dos Estudantes manifesta-se solidária para com a família dos nossos colegas que faleceram durante as férias e no início do presente ano.

À comunidade académica da Universidade Eduardo Mondlane, desde docentes, estudantes e corpo técnico administrativo, vai o nosso forte apreço, especialmente para a recém-criada Escola Superior de Negócios Empreendedorismo de Chibuto.



Minhas senhoras e meus senhoras

Pela vossa atenção, muito obrigado.

Maputo, aos 27 de Março de 2009






O Presidente da AEU-UEM

Luís José Jobe Fazenda


Local: ComplexoPedagógico

Autores
Luís José Jobe Fazenda, Presidente da AEU-UEM
Alexandre Daniel, Secretário Geral da AEU-UEM
Inocêncio Armando, Vice-Presidente da AEU-UEM
Direcção Geral da AEU-UEM

sexta-feira, 6 de março de 2009

ACIPOL Gradua Cerca de uma Centana de Estudantes, Hoje



A Academia de Ciências Policiais (ACIPOL) graduou esta sexta-feira pouco mais de uma centena de estudantes, entre licenciados e bacharéis que vão passar ao serviço da segurança e tranquilidade públicas dotados de novos conhecimentos para travar o crime violento que graça o país nos últimos tempos, sobretudo nas cidade de Maputo e Matola.

Trata-se da IV cerimónia de graduação daquela instituição e que contou com a presença do Chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza, que na qualidade de comandante e chefe das forças de defesa e de segurança apelou aos recém graduados, para se engajarem arduamente no combate ao crime por forma a devolver a tranquilidade aos moçambicanos.
Fonte: Jornal O País, 06 de Março de 2009, sexta feira, Maputo

A AEU-UEM, Parabendiza ACIPOL e aos estudantes graduados, esperamos que os recém graduados dê a sua contribuição na sociedade, matendo a segurança e ordem pública, que se encontra muito atorduada.

Ilustres Questão de Reflexão: Porque é que o Presidente da República não participa nas cerimonias de graduação da UEM, limitando - se simplesmente a mandar, representantes, enquanto que na cerimonia de graduação das outras Universidade Publicas e privadas, ele se faz presente!? Nos achamos isso pouco honroso para aquela que é a maior e a mais antiga Universidade do País.
Esperemos que na proxima Graduação da UEM, o PR tenha mais tempo, para aparecer e marcar a sua Presença.